Sidebar Ads

Header Ads

Estarão os sismos recentes, na Madeira, relacionados com actividade vulcânica?


Comecemos pelo básico para fazermos exclusões de partes, por dedução, é provável que tenhamos actividade sísmica de origem vulcânica a 55km do Funchal.

Sismo: É o tremor do solo devido à passagem de ondas elásticas geradas numa determinada zona da litosfera. São possíveis origens destas ondas elásticas, a libertação de energia associada a movimentos súbitos em falhas tectónicas e vários tipos de explosões ou implosões, quer sejam naturais ou artificiais. Os termos terramoto, tremor de terra e sismo são normalmente usados com igual significado.

Sismos naturais: São aqueles que têm a sua origem na dinâmica da própria natureza.

Sismos tectónicos: São sismos que estão relacionados com movimentos de roturas em falhas activas.
Sismos vulcânicos: São os sismos que estão relacionados com processos vulcânicos activos. Há vários tipos de eventos sismo-vulcânicos em que uns são mais relacionados com processos elásticos e outros mais relacionados com processos da dinâmica de fluidos.

Sismos de colapso ou de implosão: São os sismos provocados pelo colapso em cavernas, desmoronamentos em minas, movimentos de massa à superfície ou mudanças de fase mineral em grande profundidade.

Sismos artificiais: São os sismos que têm origem nas acções do Homem sobre a natureza. São exemplos os sismos originados por explosões, por colapsos de minas e os eventos sísmicos induzidos pela extracção ou introdução de materiais na crosta, enchimento de albufeiras, etc.

Sismos premonitórios: São os sismos que geralmente precedem um sismo maior que é considerado o principal de uma série. Os sismos premonitórios podem ocorrer desde vários segundos a vários anos antes do principal mas desenvolvem-se sempre no mesmo ambiente sismogénico deste (em inglês: foreshocks).

A ilha da Madeira corresponde à parte emersa de um grande edifício vulcânico de tipo escudo, de idade miocénica a holocénica (7 Ma), construído sobre crosta oceânica de idade cretácica, na Placa Africana (Núbia). A sua edificação ocorreu, por atividade vulcânica submarina e, posteriormente, por empilhamento de erupções subaéreas geradas maioritariamente por atividade vulcânica fissural, ao longo de um eixo principal de direção aproximada E-W. A última erupção data de há cerca de 6850 anos, sendo que atualmente ainda ocorrem manifestações de vulcanismo secundário, tais como libertação de gases (CO2) e águas termais.

Como a actividade vulcânica é do tipo fissural, em muitos casos não terá havido a formação de cones de escórias sendo, por esta razão, difícil encontrar os centros eruptivos que originaram alguns derrames; noutros casos, as fissuras eruptivas são evidenciadas pelo alinhamento de cones, segundo direcção geral NW-SE


A "Unidade do Funchal - CVS2" resgistada na "Carta geológica da Ilha da Madeira" foi observada no Funchal nas coordenadas: N32ο 38' 33,0''; W016ο 55' 01,8'' (WGS84). O sismo desta manhã, de 3.5 na escala de Richter, teve epicentro em 32.30N / 16.88W a uma profundidade de 9km. Coincidência ou não, temos actividade vulcânica capaz de produzir sismos a 55km a sul do Funchal? O sismo do sábado, 7 de março, com intensidade de 5,3 na escala de Richter e sentido por todos, teve localização a 32.12N / 16.90W. Estas observações factuais requerem estudo.

Enviar um comentário

0 Comentários